Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

JOVENS PARTICIPAM DE ENCONTRO DE LITERATURA

A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Cultura realizou, no último dia 23 de abril, o 1º Encontro Livro, Leitura, Literatura, com o espaço Cultural da Livraria Vanguarda totalmente lotado. Para marcar as comemorações referentes ao Dia Mundial do Livro, a Secretaria decidiu destacar esta data em Rio Grande, a fim de instaurar uma cultura de valorização e fomento ao livro. Os alunos da Escola Juvenal Muller e do Centro de Convívio Meninos do Mar – CCMar participaram da roda de conversa em torno da cultura do livro, das experiências com as obras literárias e o perfil do leitor contemporâneo, acompanhados pelas professoras Cláudia Baptista e Gyselle Silveira. Com a temática “Diálogos em todos os tempos”, a assessora de literatura Luciana Gepiak destacou a importância da afetividade com o livro no que diz respeito ao repertório de histórias que fazem parte da vida de cada um: “o livro humaniza, faz sentir e não tem idade para isso acontecer”. Luciana ainda destacou o desejo da Secretaria em promover e oportunizar estes momentos de reflexão e troca entre a comunidade “outros encontros acontecerão brevemente, este é nosso objetivo, os jovens necessitam de outros espaços para compartilharem experiências e elaborarem ideias”. Os alunos presentes entraram neste clima e contaram histórias, a partir desta ligação com o livro.
 
Para ilustrar a tarde, as escritoras Marisa Wilde Rodrigues Pinto e sua filha Ariane Wilde Rodrigues Pinto relataram para os adolescentes como aconteceu o processo de criação de suas obras, destacando o fazer literário a partir do cotidiano. “Não posso deixar de afirmar que as minhas leituras, que são muitas, contribuem para a criação de meus textos, aumentando meu universo imaginário”, afirma Ariane. Já Marisa destaca o papel social do escritor “acredito que minhas histórias podem percorrer muitos caminhos e é meu objetivo fazer com que elas cheguem em vários lugares”.
 
No último momento, a estudante de Comunicação Visual do IFSul/Pelotas, Isadora de Lima, relatou sua ligação com o livro, destacando a ilustração como característica marcante na concepção de uma história. “Meu trabalho é voltado também para a literatura, mas acredito na potencialidade das imagens, que traduzem perfeitamente os sentimentos.
Ainda estiveram presentes a Secretária Adjunta da Cultura Elisa Calvete, a Superintendente de Gestão de Cultura Goreti Butierres, o técnico em artes Cássio Pinheiro e a Diretora do Centro de Cultura Inah Emil Martensen Janice Hias. 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário