Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

terça-feira, 14 de abril de 2015

SECRETARIA DE CULTURA PROMOVE PALESTRA "ENTENDENDO O ARTESANATO"

Na tarde desta terça-feira (14), o Executivo Municipal por meio da Secretaria de Município da Cultura e da Secretaria de Município de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda e com o apoio do Sebrae, realizou no Salão Nobre do Paço Municipal a palestra “Entendendo o Artesanato” que foi ministrada pela consultora Rossana Weiller. A palestra teve como propósito dissipar o conhecimento e qualificar o trabalho das artesãs do Município
Na palestra a consultora Rossana expôs como funciona o trabalho manual do artesão, a diferença do artesanato de raiz em relação aos demais, os tipos de artesanato, o objetivo do artesão no seu trabalho, como podem ser efetuadas suas manualidades específicas e suas formas de organização.
Somando a isso, a palestrante explanou sobre o significado da identidade cultural do artesanato que é definido por ela como “o desenvolvimento de produzir valendo-se de elementos que liguem o artesão ao seu lugar de origem, utilizando cores de sua paisagem, suas imagens favoritas e retratando a natureza e a humanidade”.
De acordo com o secretário da cultura, Ricardo Freitas, “a ideia da promoção desta palestra é fazer deste o primeiro passo para a constituição de uma feira de artesanato no Município, para definir o conceito do artesanato e solidificá-lo”. E ainda acrescenta, “esta é uma oportunidade para fortalecer a qualificação do profissional a partir da idealização de um produto”.
  Conforme a economista da Secretaria de Município de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda, Elisandra Luvier, “a palestra tem por objetivo agregar valor, criatividade e inovação na profissionalização dos artesões do nosso Município para que estes gerem renda para o sustento de suas famílias”.
Segundo a artesã, Alice Britz, que possui uma banca de artesanato na Feira Noturna e trabalha no artesanato Papareia “a palestra vem como uma iniciativa positiva, aperfeiçoando os conhecimentos e técnicas que utilizo no meu cotidiano de trabalho”.
E de acordo com a artesã, Miriam Cardoso, “o evento é de extrema relevância, pois revela informações ao setor do artesanato, agregando conhecimentos as profissionais da área e também atuando como um estímulo cultural para os cidadãos do nosso município se interessarem por esta técnica milenar”.
Redigido por: Manuela Soares


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Visando contribuir com esta Secretaria, relativamente ao segmento: Música, peço licença par a sugerir que seja dada especial atenção aos "Corais" de nossa cidade. Em um passado não muito distante, havia um Encontro de Corais "ENCORG" que chamava a atenção de toda a Região e atraía grande público . Penso que se valorizados , vários corais retornariam à atividade, podendo assim re-editar aquele projeto. Obrigada. Neuza RS- Vovó Neuzinha

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir