Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

1º PORTUGAL EM RIO GRANDE HOMENAGEIA A CULTURA LUSITANA

Atividades e exposição coletiva de artistas rio-grandinos seguem até sexta








Foi aberta nesta quarta-feira (10), na Sala Multiuso da Prefeitura, a “I Portugal em Rio Grande”. A Mostra está sendo promovida pelo Executivo Municipal, por meio da Secretaria da Cultura (SECULT). O objetivo do projeto é valorizar e fomentar as ações das etnias que fundaram a cidade de Rio Grande, berço da colonização portuguesa no Rio Grande do Sul.
A abertura do espaço contou com o lançamento do IV Caderno “Portugueses Insulares no Sítio Charqueador Pelotense”, com a roda de conversa “A cultura portuguesa no Município do Rio Grande”, além da abertura oficial da exposição coletiva de artistas locais, intitulada “Entre cores e formas de Portugal”.
Durante a cerimônia, o secretário da Cultura, Ricardo Freitas, parabenizou a toda a equipe da SECULT pelo empenho na organização do evento. “Um dos papéis da secretaria da cultura é incentivar e trabalhar para a preservação das etnias que construíram o Rio Grande e que, muitas vezes, são esquecidas. A principal intenção deste projeto é fazer com que as culturas tradicionais sejam cultuadas, principalmente, pelas novas gerações que aqui estão”, enfatizou.
O prefeito Alexandre Lindenmeyer saudou os presentes no evento, agradeceu aos expositores pelo belo trabalho e destacou a importância da iniciativa realizada pela SECULT. “Enquanto descendente de portugueses que sou, é com imensa satisfação que vivo este momento. Espero que ações como esta possam ser multiplicadas, para que o nosso povo possa valorizar, cada vez mais, suas raízes e sua identidade”, finalizou.
O português naturalizado brasileiro Pedro Félix Rajão, de 84 anos, prestigiou a exposição. Ele conta que veio ainda criança com a família para Rio Grande. “Em 1945 saí com meus pais e mais dois irmãos da localidade de “Póvoa de Varzim”, região do Porto, onde vivíamos numa colônia de pescadores. Por motivos financeiros, deixamos Portugal para tentar uma vida melhor em terras brasileiras. Depois de adulto, passei a trabalhar com artefatos de pesca na 4º Secção da Barra, onde conheci uma rio-grandina por quem me apaixonei, casei e tive cinco filhos. Hoje sou radialista e apresento um programa que fala da conexão entre Brasil e Portugal”, disse.
O cônsul-honorário de Portugal em Rio Grande, Joaquim Vaz Godinho, agradeceu o convite e falou da escolha especial deste dia, pela SECULT, para a abertura da Mostra. Segundo Godinho, hoje é feriado em Portugal, uma vez que se comemoram, juntos, o “Dia de Camões”, de “Portugal” e da “Comunidade Portuguesa”.
Representantes do Centro Português de Rio Grande, fundado em 1932, estiveram presentes na abertura da Mostra. Dentre eles a “Rainha do Centro Português”, Manuela Soares, que destacou sua satisfação com o projeto: “É de extrema relevância que a secretaria da cultura realize um evento como esse, visando unir os variados segmentos culturais lusitanos. Nós, da comunidade portuguesa, estamos sempre dispostos a apoiar, incentivar e ensinar sobre as nossas tradições”, completou.
Programação
A Mostra seguirá aberta até o dia (19) de junho. Amanhã (11), às 14h, será oferecida ao visitantes a oficina de bonecas típicas portuguesas –marafonas. A oficina será ministrada pela representante da etnia portuguesa em Rio Grande, Anna Morisson.
Nos dias (12) e (19), às 14h, acontecerá à oficina de bordado em “Arraiolo”, que será ministrada pela professora de artes plásticas, Léa de Lima. 
Informações e inscrições para as oficinas, que tem vagas limitadas, podem ser obtidas pelo telefone 3235/7803, com Luciana Gepiak.

Redigido por: Rosélia Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário