Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

terça-feira, 30 de junho de 2015

TERNO DE SANTINHO NA CATEDRAL DE SÃO PEDRO

Vice prefeito Eduardo Lawson,Mestre Jacaré e Padre Rafael Pinto e integrante do Terno Santa cruz
Com a presença do vice-refeito Eduardo Lawson e de Goreti Butierres,representando a Secretaria da Cultura aconteceu na tarde do dia 29,na Catedral de São Pedro,por ocasião da missa celebrada pelo Padre Rahael Pinto ,em homenagem ao Padroeiro do Município do Rio Grande a apresentação do Terno Santa Cruz
Trazida para o Brasil pelos portugueses no início da colonização, a cultura do Terno de Santinho encanta pelo ritmo da sanfona, dos violões e dos pandeiros e tambores, pela cantoria da trova e pela religiosidade.
Para homenagear Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro e São Paulo (dia 29), os grupos se reúnem na casa do cantador, puxador da trova sempre na véspera do dia do santo homenageado, e perto da meia noite visitam as casas da comunidade fazendo serenata,pedindo licença aos donos da casa para entrar e abençoar o lar e a família.Ao abrir a porta o dono da casa da o sinal 'de aceite' o grupo entra levando cerimoniosamente o estandarte do santo,  faz a cantoria da reza e depois inicia a festa para homenagear o santo do dia. Normalmente a festa termina em volta da fogueira com comidas e decoração típica das festas juninas.
Em Rio Grande o Terno de Santinho é bastante vivenciado nas ilhas e no distrito de Povo Novo onde o Terno Santa Cruz há mais de um século é uma tradição passada de pai para filho. Nos últimos 50 anos tem como cantador o Sr. Paulo Pereira, o Mestre Jacaré,(Prêmio Asas - Mestre da Cultura Popular pelo Ministério da Cultura por iniciativa do Ponto de Cultura ArtEstação) e, que já está ensinando ao seu neto para que a cantoria não se perca no tempo.  
Pelo segundo ano consecutivo a Secretaria da Cultura traz o grupo para participar da missa que encerra as festividades de São Pedro, na Catedral, realizando um antigo desejo de Mestre Jacaré:" Eu sonhei por muitos anos essa entrada do Terno Santa Cruz na casa de São Pedro é uma honra para mim e para os meus cantadores e cantadoras estar aqui pelo segundo ano seguido.Viemos para abençoar e saímos mais abençoados do quando aqui chegamos"...
O terno Santa Cruz encantou os fiéis que lotavam a Catedral, levando ao conhecimento do público do centro da cidade essa cultura que é desenvolvida no interior do município.
De mãos dadas o público, do centro e do interior, unidos pela fé e pela cultura encerrou com orações e cantoria a tradicional festa do santo padroeiro da Cidade e do Estado.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário