Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

domingo, 28 de junho de 2015

VEM AÍ A 2ª JORNADA DE FOTOGRAFIA - DE 1º DE JULHO A 28 DE AGOSTO

No dia 1º de julho, a Fototeca Municipal Ricardo Giovannini completa 18 anos e para comemorar essa passagem estamos dando início a 2ª Jornada de Fotografia 2015, que tem como tema: Interfaces da Fotografia Digital promovida pela Fototeca Municipal Ricardo Giovannini, Secretaria de Município da Cultura e com apoio do Arquivo Histórico Municipal, através da Prefeitura Municipal do Rio Grande. A segunda edição da Jornada de Fotografia objetiva integrar esferas da comunidade, propiciando a discussão sobre o aspecto da fotografia através de multifacetadas opções de estudo sobre a mesma.
Atualmente a Fotografia Digital tem incitado a uma série de debates sobre os processos que está disposta a passar desde a captação da imagem até a forma como deve conceber o seu processo de salvaguarda.
Assim, a Jornada deseja integrar a comunidade através de uma ampla programação, que terá Exposição, Cinefoto, Comunicações, Diálogos, Oficinas, Concurso Fotográfico e Palestra como forma de provocar a todos os participantes a uma reflexão sobre o valor visível e invisível atribuído a imagem, desde a forma como ela é prospectada e como isso se ressignifica dentro de um campo de ações, a partir do entendimento de suas interfaces como um processo de informação simbólica.
Dando início à programação da 2ª Jornada de Fotografia, estará aberta à visitação a partir do dia 02/07/2015 às 17h na Galeria de Exposição da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini a Exposição intitulada Retoques, que deseja promover através de imagens do acervo, uma reflexão sobre o advento da fotografia, particularizando o processo de Pictorialismo, também conhecido como Fotopintura, em que se permitiam minimizar os sentidos promovidos pelas técnicas fotográficas e a manutenção da relação entre a pintura e a fotografia, através de retoques.
Ainda no dia 02/07/2015, estaremos lançando o edital do Concurso Fotográfico Verde Que Te Quero Ver, que será aberto à comunidade em geral.
Ainda no mês de Julho será possível conferir, sempre às quartas-feiras, a partir das 18h, o Cinefoto, onde serão exibidos filmes com a temática sobre Fotografia.
E no mês de Agosto, entre os dias 19 e 21, proporcionaremos discussões acerca das Interfaces da Fotografia Digital, promovendo Comunicações, Oficinas, Momento Diálogos e Palestras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário