Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

PALESTRA DE JOAQUIM MARÇAL ENCERRA O SEGUNDO DIA DA JORNADA DE FOTOGRAFIA

Dando continuidade na programação da 2ª Jornada de Fotografia, o Executivo Municipal, por meio da secretaria de Cultura (Secult) realizou na noite de quinta-feira (20), no Salão Nobre da Prefeitura, a palestra com o Profº. Drº. Joaquim Marçal da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
Antes de iniciar a palestra o professor Joaquim Marçal entregou ao prefeito Alexandre Lindenmeyer, obras relacionadas à fotografia, de diversos autores. Lindenmeyer destacou a importância do evento, e da intensão de fazer a aproximação da Bibliotheca Rio-Grandense com a Bibliotheca Nacional do Rio de Janeiro.
Durante toda a quinta-feira (20) ocorreram oficinas de fotografia e momentos de diálogos com convidados, para encerrar o segundo dia, da programação da 2ª Jornada de Fotografia, o professor doutor Joaquim Marçal palestrou sobre a fotografia digital e seus processos: imagens analógicas, híbridas e nascidas digitais.  
Nesta sexta-feira (21), as atividades continuam, a partir das 10h com oficinas e minicursos ministrados: Intervenções Manuais em Fotografia (Fotopintura) com a Artista Carine Wallauer (Porto Alegre/RS), Fotojornalismo: Insight Visual com o fotógrafo Marcus Maciel e a Representação feminina de Maria Antonieta através de imagens nos livros didáticos de História com Darcylene Pereira (FURG) e Virgínia Xavier (FURG). Às 18h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal serão premiados os vencedores do Concurso Fotográfico Verde que te quero VER, comumente com a abertura da exposição das 20 fotografias finalistas.
A Jornada de Fotografia
Na data de (1º) de julho, a Fototeca Municipal Ricardo Giovannini completou 18 anos e para comemorar essa passagem deu-se início a 2ª Jornada de Fotografia 2015, que tem como tema: Interfaces da Fotografia Digital. A segunda edição da Jornada de Fotografia objetiva integrar esferas da comunidade, propiciando a discussão sobre o aspecto da fotografia através de multifacetadas opções de estudo sobre a mesma.
Atualmente a Fotografia Digital tem incitado a uma série de debates sobre os processos que está disposta a passar desde a captação da imagem até a forma como deve conceber o seu processo de salvaguarda.
Redigido por: Michele Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário