Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA PROMOVE VARAL FOTOGRÁFICO SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL


A Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Cultura, promove a 28° Semana de Arte e Cultura entre os dias 1° e 6 de dezembro. Integrando a programação, o Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen organizará o Varal Fotográfico intitulado “O Tempo não Para”, com a participação de diversos fotógrafos e um tema em comum: o patrimônio cultural do Rio Grande.
Os fotógrafos convidados são: J.c. Celmer, Aldivo Mendes, Régys Macedo, Rômulo de Oliveira, João Paulo Ceglinski, Eliane Macedo, Diego Balinhas, Marcos Jatahy, Marília Hansmann, Rejane Martins Torres, Cristiane Neves, Renato Lenzi, Glênio Freitas e Beatriz Rodrigues.
O historiador francês Lucien Febvre afirmou que a história se faz com documentos escritos quando estes existem. Mas que também pode ser escrita com outros documentos. “Palavras, signos, paisagens e telhas. Com as formas do campo e das ervas daninhas. Com os eclipses da lua e a atrelagem dos cavalos de tiro. Com os exames de pedras feitos pelos geólogos e com as análises de metais feitas pelos químicos. Numa palavra, com tudo o que, pertencendo ao homem, depende do homem, serve ao homem, exprime o homem, demonstra a presença, a atividade, os gostos e as maneiras de ser do homem”.
Esta exposição trata das diversas formas de patrimônio que cultivamos ou deixamos morrer. Como o tempo tem agido sobre tudo que nos define e conta a nossa história?

As fotos poderão ser conferidas, a partir do dia 1°/12, no Largo Barbosa Coelho, e nos dias 5 e 6 de dezembro, estarão na Praça Xavier Ferreira, participando da Quitanda Cultural, das 10 às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário