Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

MASCOTE DA FLIRG




Na tarde desta sexta-feira (27), foi apresentado o mascote da FLIRG - Festa Literária do Rio Grande. A marca da festa foi idealizada por Marilia Lopes e reproduzida pela artesã rio-grandina Cátia Lindemann. A escolha do mascote levou em conta o símbolo da cidade e a literatura, com a escolha do animal peixe e com a reprodução de letras e números no corpo.
Estiveram presentes na Biblioteca Monteiro Lobato para a apresentação do mascote,  a bibliotecária da Secult, Simone  Bobadilho, a também bibliotecária da Secult, Elisangela Cardoso, a assessora de literatura da Secult, Luciana Gepiak e a artesã Cátia Lindemann.
O mascote foi idealizado de maneira a interagir com as crianças, uma vez que a FLIRG tem grande foco em estimular a leitura dos pequenos e, no dia 4, irá realizar um dia especial para eles com contação de histórias. De acordo com Luciana, até o momento dois peixes foram produzidos, um fantoche que irá participar das atividades com as crianças e um modelo maior, que estará presente nas palestras e ações da FLIRG. “As letras do corpo serão uma das ferramentas para trabalhar a literatura”, conta. O nome do peixe será escolhido pelas crianças e mais informações para participar da escolha serão divulgadas ao longo da semana.
Ambos os peixes foram produzidos com espuma pela artesã Cátia, artesã  que trabalha com este tipo de material na cidade. De acordo com ela, o que mais a motivou pelo trabalho foi a junção da arte e da cultura e saber que uma espuma reta e pura se tornaria um atrativo para as crianças. “Me chama atenção uma Secretaria de Cultura que ao mesmo tempo está incentivando o artesanato e a leitura, uma coisa é tu contar história e outra é tu pegar o peixe e ilustrar”, comenta Cátia.
A FLIRG é idealizada pelo Executivo Municipal, por meio da Secult, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Do dia 1º a 4 de dezembro, o Centro Histórico do Município receberá uma festa totalmente gratuita que visa a aproximação da população com a literatura. A programação contará com palestras, oficinas, lançamento de livros e sessão de autógrafos com escritores, além de uma pequena feira do livro, que contará com 12 bancas em funcionamento nos períodos da tarde e da noite.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo evento! Rio Grande se expande culturalmente. O mascote é lindo!!!
    abraço a todx que se envolveram nessa produção.
    Célia Pereira

    ResponderExcluir