Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

domingo, 15 de maio de 2016

OFICINAS DE CRIAÇÃO LITERÁRIA

Escritores pesquisam história do Banco do Brasil em Rio Grande

No último sábado,14,na Biblioteca Rio-grandense,aconteceu um das etapas das Oficinas de Criação Literária que o escritor Alcy Cheuiche está desenvolvendo com seus alunos/escritores. Com a promoção do Sindicato dos Bancários do RS, está realizando as Oficinas que tem a  História do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul como tema.
A Secretaria de Cultura,a Biblioteca Rio-grandense e a Associação de Funcionários da Caixa Econômica Federal apoiaram esta atividade.
O professor  e historiador Francisco das Neves Alves proferiu uma pequena palestra a cerca do período em que o Banco do Brasil foi fundado em Rio Grande,contextualizando com o que acontecia na época, como a Primeira Guerra Mundial e a Gripe Espanhola.
Alcy Cheuiche é um dos nomes mais importantes da literatura do Rio Grande do Sul. Autor de livros como “Sepé Tiarajú”, “Ana Sem Terra”, “O Mestiço de São Borja”, “Guerra dos Farrapos”, entre muitos outros. 
"A primeira agência foi fundada em 1916 em Porto Alegre e a agência de Rio Grande foi fundada em 1918 e queríamos conhecer os fatos no próprio local,ou seja aqui em Rio Grande.Estamos muito agradecidos à Biblioteca Rio-grandense e à Secretaria de Cultura",disse o escritor." Mais do nunca é fundamental reafirmar a importância dos Bancos públicos",conclui.
Também estiveram na Biblioteca  funcionários ativos e aposentados do Banco do Brasil que fizeram relatos sobre o funcionamento do Banco nos seus vários períodos.


Ficou acertado entre o escritor e o secretario Ricardo Freitas que o livro resultante das Oficinas será lançado em Rio Grande no final do ano.












Prédio onde funcionou a primeira agência do Banco do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário