Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

OBRAS EXPOSTAS NA SALA MULTIUSO E NO MERCADO MUNICIPAL CELEBRAM A PAISAGEM CONTEMPORÂNEA


O 2º Salão de Artes Visuais reúne em sua categoria Obra e Objeto de Arte, no interior da Sala Multiuso e do Mercado Municipal, obras que traduzem a Paisagem Contemporânea.
Confira!

Fotos: Cláudia Dorneles
Textos: Cássio Pinheiro

                                                                                 Clube Caixeral - Rosali Colares



A obra Clube Caixeral - de Rosali Colares – apresenta uma pintura de um detalhe do antigo clube do centro histórico de Rio Grande que hoje se encontra em ruínas, com apenas sua fachada ainda “de pé”.  O trabalho de Rosali toca nas questões de identidade e pertencimento dentro da paisagem urbana de nossa cidade.  Os que tiveram a oportunidade de frequentar o antigo clube lembram com saudosismo os eventos que ali aconteceram. Já as novas gerações não (re)conhecem o clube, tampouco se identificam com o que restou do prédio.



Caminho - Marco Voigt
 A gravura digital Caminho – do artista Marco Voigt - convida o espectador a desbravar os caminhos que existem por trás dos grandes prédios das cidades. Voigt procura descobrir estes vãos existentes entre os gigantes de concreto como se procurasse o tendão de Aquiles, a fragilidade que não se vê, tamanha a grandiosidade do titã. O artista fotografa e transforma estes espaços digitalmente de forma a promover uma nova compreensão sobre estes espaços.

Série Mapa e Urbe - Gerson Ferreira


Gerson Ferreira propõe em sua série Mapa e Urbe um olhar codificado sobre a urbanidade. Através da caneta esferográfica, Gerson preenche os espaços ocupados pelas janelas de um horizonte transformando pelo próprio homem, construindo assim um novo mapa, uma nova paisagem.


Oroboro – Ricardo Ayres

 A imagem fotográfica apresentada pelo artista Ricardo Ayres em primeiro momento choca pela sua crueza a respeito do embate natureza x cultura. Ela provoca o espectador a refletir sobre este duelo existente entre o homem e a natureza em nome do progresso. O animal esmagado sobre o asfalto apresenta uma composição circular como a da serpente Oroboro, que devora a própria cauda.

Percursos
 Carolyne Azevedo apresenta nesta edição do Salão de Artes Visuais a obra Percursos, que consiste em três imagens fotográficas alteradas digitalmente representando as  cidades  em que a artista residiu apoiadas sobre uma. Desta forma Carolyne propõe uma paisagem afetiva, (re)significando as imagens através do conjunto e da interferência digital.


O Agronegócio e os Quilombos – Zé Darci

 Zé Darci apresenta a pintura de uma paisagem já rara em nossa contemporaneidade. Situada em Arrio Grande, cidade que ainda mantém sua essência rural, Zé Darci questiona o disputado terreno do Agronegócio que invade e destrói os quilombos resistentes no nosso tempo.


Sem título – Xenia Veloso

A obra coletiva do grupo Photographein vai à escola traz à tona o que  o mar, da praia do Cassino, já trouxe: a lama. Entre dois monitores de TV  que colocados frente um ao outro parecem conversar sobre o passado e o presente da nossa praia, o espectador é colocado a decidir que praia  prefere. 



Congresso – Guilherme Muller

O cenário político atual serve de inspiração para Guilherme Muller que reproduz o congresso substituindo os famosos pratos por penicos e as torres centrais por papel higiênico.




                             Cidade Caleidoscópio: Intermitências ao Fluxo – Daiane Piassarollo






O Mercado Municipal revela a paisagem sobreposta sugerida na obra de Daiane Piassarollo. Fotografias em suporte transparente, com edições que despontam repetições, espelhamentos e rotação. Composições em sequência que geram formas complexas e abstratas; características do fluxo contemporâneo.






                                                                                                        Sem Título – Luciana Pereira

Buscando representar a paisagem em formato tridimensional, Luciana Pereira garante ao espectador um olhar aprofundado e ilusório em sua obra. Recortes da imagem refletida por espelhos, como um caleidoscópio, geram dimensões além de nossa compreensão.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário