Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

SECULT CRIARÁ GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A OBRA INFANTIL DE MONTEIRO LOBATO


A vida e a obra de Monteiro Lobato estiveram em debate na Biblioteca Riograndense com a realização da oficina Lobatianos: Reinações de Narizinho & Maratona Literária, na última sexta-feira (27). A atividade, que faz parte das comemorações alusivas aos 61 anos da biblioteca que leva o nome do escritor brasileiro em Rio Grande, foi organizada pelo Núcleo do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria de Município da Cultura e reuniu professores, professoras e demais profissionais da área da educação.

A oficina foi ministrada pela professora Luciana Gepiak e pelo professor Marcos Muller, mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Letras-História da Literatura da Universidade Federal do Rio Grande. De acordo com Gepiak, que também é Assessora de Literatura da Secult, o encontro consolida um desejo antigo dos admiradores da obra de Lobato em Rio Grande: a criação de um grupo de estudos sobre a obra infantil do autor “Os rio-grandinos nutrem um interesse muito grande pela literatura infantil e, quando falamos em literatura infantil no Brasil, não tem como não pensarmos em Monteiro Lobato”, salientou. Segundo Muller, a obra de Lobato abriu as portas da literatura infantil no país. “Ele foi um dos primeiros a levantar a bandeira da cultura e da literatura infantil brasileira”, destacou.

O encontro aguçou o interesse de leitores e leitoras que acompanham o autor há muito tempo, como a pedagoga Kendra Ferreira. Para ela, o texto de Lobato possui um significado todo especial, pois foram as obras dele que cativaram o seu interesse, ainda na infância, pela leitura. Rute Paixão, estudante do curso de Magistério do Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller, disse que só conhecia a obra do autor através da adaptação para a TV e, após, as primeiras leituras acabou se apaixonando pelo seu texto literário. Agora, ela quer conhecer a fundo a obra de Lobato para transmitir para seus futuros alunos. Além da leitura e interpretação coletiva de fragmentos da obra Reinações de Narizinho, a oficina contou com uma exposição de edições novas e antigas do autor e distribuição de lembrancinhas para os participantes, como a pílula falante da Emília e o pó de pirilimpimpim.


A ação faz parte do projeto Ondas da Leitura, que integra a programação do Verão Cultural 2017. O Verão Cultural 2017 possui o patrocínio master do Governo federal e da Caixa Econômica Federal, do Governo do estado do Rio Grande do Sul e da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e possui o apoio do Sistema Fecomércio Sesc Rio Grande e do Ponto de Cultura ArtEstação.








Nenhum comentário:

Postar um comentário