Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

sábado, 18 de fevereiro de 2017

SECULT DIVULGA VENCEDORES E VENCEDORAS DO CONCURSO FOTOGRÁFICO RIO GRANDE PAISAGENS CULTURAIS


Em cerimônia realizada no Partage Shopping Rio Grande na noite de sábado (18) foram divulgados os vencedores e as vencedoras do Concurso de Fotografia Rio Grande “Paisagens Culturais”, organizado pela Secretaria de Município da Cultura em parceria com o empreendimento. O concurso teve como objetivo resgatar, preservar e difundir, através da fotografia, a paisagem, a geografia, a vida e os costumes do município do Rio Grande e contou com a participação de dezenas de fotógrafos amadores e profissionais.

Ao todo, foram selecionadas 40 fotografias, a cores e preto e branco, para compor uma exposição coletiva no Partage Shopping Rio Grande. Dentre elas, conquistou o primeiro lugar na categoria Paisagens Urbanas a foto Vitória da Natureza, de Rudimar Araújo Granada, seguido pela foto Ecos Perdidos, de Jander Ribeiro da Silva, com o segundo lugar, e a foto Ecomuseu da Ilha da Pólvora, de Verônica Linhares Low, com o terceiro lugar.

Laura Lagaggio dos Santos ficou com o primeiro lugar na categoria Paisagens Rurais, com a foto Dentes de um Leão Qualquer. O segundo colocado foi Felipe Lima, com a foto Solidão ao Entardecer. Com a terceira posição, Alessandro Barbosa Lopes, com a foto Ilhéu Canino. A foto Pescador, de Sandro de Oliveira Barreto, ficou com o primeiro lugar na categoria Paisagens Naturais. Cleber Bastos Rocha, com a foto Corticeira, conquistou a segunda posição e Roger Miranda Guedes, com a foto Pôr do sol na Henrique Pancada, a terceira.

De acordo com o secretário de município da Cultura, Ricardo Freitas, o concurso atendeu as expectativas com boa participação e interação na página da secretaria no Facebook “As fotos tiveram mais de 19 mil visualizações em menos de 15 dias na página da Secult. Mais de 4 mil reações, entre curtidas, comentários e compartilhamentos. Isso denota todo um sentimento de reconhecimento do seu lugar e de valorização do seu espaço por parte dos rio-grandinos”, avalia.

Para o prefeito Alexandre Lindenmeyer, “a cidade do Rio Grande, por toda as suas belezas históricas e naturais, é um prato cheio para quem gosta ou trabalha com fotografia. E este trabalho aqui exposto (a exposição) contribui para a valorização da nossa cultura e do nosso povo”. Na oportunidade, o Chefe do Executivo sugeriu ao secretário a utilização das imagens em folders e demais materiais impressos da Prefeitura, bem como nas paradas de ônibus do município.

Participaram da premiação, além dos citados, a primeira-dama do município e presidente da Comissão de Comemoração dos 280 anos de Rio Grande, Eunice Lindenmeyer, o chefe de gabinete do prefeito, Alexandre Protasio, a secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais, Darlene Torrada, o secretário de município da Pesca, Sícero Miranda, o Coordenador de Defesa do Consumidor, Ricardo Mello, e o superintendente do Partage Shopping Rio Grande, Celso Couto.

SORTE DE PRINCIPIANTE?

Laura Lagaggio dos Santos, fotógrafa amadora, cativou o público com a imagem O sol é para todos e conquistou o prêmio de Melhor Foto escolhida pelo Júri Popular, com 623 curtidas na página da Secretaria de Município da Cultura no Facebook. A acadêmica de Letras-Inglês da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) fotografa desde 2011 e captou a imagem em um entardecer na praia do Cassino.

Segundo Lagaggio, foi a primeira vez que ela participou de um concurso de fotografia. Para conquistar o prêmio, contou com o auxílio dos pais, parentes e amigos, que realizaram uma grande mobilização nas redes sociais. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário