Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

QUITANDA CULTURAL ABRE EDITAL PARA PRODUTOS ALIMENTÍCIOS


Em coletiva de imprensa realizada hoje pela manhã, na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal do Rio Grande, foi anunciada a abertura de um novo edital para a Quitanda Cultural, feira de artesanato e economia solidária organizada pela Secretaria de Município da Cultura.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer, a coordenadora do projeto e diretora do Centro de Cultura Inah Emil Martensen, Janice Hias, e o titular da pasta da Cultura, Ricardo Freitas, revezaram-se na apresentação do documento, que dentre outros destaques, possibilitará a comercialização de produtos alimentícios artesanais e orgânicos nas próximas edições realizadas na Praça Xavier Ferreira. De acordo com Freitas, desde a sua criação, ainda em 2015, a Quitanda têm desempenhado um papel importante no fomento do artesanato e da economia criativa da cultura no município. Da sua edição inaugural até então, somam-se aproximadamente 70 expositores, que consolidaram um projeto que promove a ocupação cultural do espaço público, a geração de renda e a valorização do trabalho artesanal em Rio Grande.

Ele conta que o incremento de produtos alimentícios, de caráter artesanal, e de alimentos orgânicos na feira estava sendo estudado há algum tempo e que esta possibilidade qualifica ainda mais o instrumento de cultura.  “Quitanda, como o próprio nome já sugere, dialoga com comida, com gastronomia. Com esta adição estaremos dando um passo muito grande para ampliar a cadeia produtiva da cultura, especialmente, a mais tradicional, que abarca a produção caseira de queijos, compotas, pãos, cucas e demais alimentos”, completou. Na sua intervenção, Hias reforçou as intenções do projeto, o número de vagas, inicialmente serão 10, e a criação de um banco para ocupação posterior. Para ela, “Um aspecto importante da cultura de qualquer cidade é a gastronomia e, em Rio Grande, não é diferente. Temos uma tradição muito grande na produção artesanal e a Quitanda vai ao encontro dessa demanda. Esperamos que a comunidade abrace essa ideia e participe conosco”, disse.

O prefeito, por sua vez, saudou a novidade reforçando a importância da ocupação dos espaços públicos com cultura, como vem ocorrendo em ações como a Quitanda Cultural, na Praça Xavier Ferreira, e do Atelier Livre, no Mercado Público Municipal. As próximas edições da Quitanda Cultural, cuja temática será o Dia das Mães, ocorrerão nos dias 6 e 13 de maio.

O edital, na íntegra, pode ser acessado neste link: https://goo.gl/9YCPsc

Nenhum comentário:

Postar um comentário