Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

terça-feira, 11 de abril de 2017

RIO GRANDE PARTICIPA DO 3º ENCONTRO BRASILEIRO DE CIDADES HISTÓRICAS TURÍSTICAS E PATRIMÔNIO MUNDIAL


O secretário de município da Cultura, Ricardo Freitas, cumpre agenda em Brasília nesta terça (11) e na quarta-feira (12), onde representa o prefeito Alexandre Lindenmeyer no 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial.

O evento está sendo realizado na Confederação Nacional de Municípios (CNM) e reúne prefeitos e secretários municipais, de todo o país, para planejar e consolidar ações para a gestão das cidades históricas brasileiras. Neste primeiro dia, além da solenidade de abertura e da participação de debates em torno da questão patrimonial, o secretário apresentou as potencialidades de Rio Grande aos diretores do PAC Cidades Históricas e do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN, Robson Antônio de Almeida e Andrei Rosenthal Schlee, respectivamente, que demonstraram entusiasmo com a possibilidade de futuras parcerias. Uma das questões abordadas no encontro foi a necessidade da preservação do patrimônio cultural do município, bem como a possibilidade de transformá-lo em um vetor de desenvolvimento, através de ações transversais, envolvendo outras áreas.

Na sede da CNM, o secretário conferiu a exposição Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, que ressalta o trabalho de restauração de grandes e importantes monumentos históricos do país, com o apoio financeiro do BNDES, entre os anos de 1997 e 2015. Dentre os espaços destacados, no módulo Conhecimento e Memória, estava o Museu da Cidade do Rio Grande.

O 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial é uma parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Organização das Cidades Brasileiras do Patrimônio Mundial (OCBPM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário