Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quinta-feira, 8 de junho de 2017

CULTURA PARA TODOS E TODAS, POR RICARDO FREITAS



Trabalhar para todos, não para poucos ou para alguns. Assim temos pautado a atuação da Secretaria de Município da Cultura no município do Rio Grande, em busca de uma política pública permanente e comprometida com o segmento cultural da cidade. É neste contexto que realizaremos o II Fórum Municipal de Cultura, momento em que elegeremos os representantes do Conselho Municipal de Política Cultural e apresentaremos o Plano Municipal de Cultura, que nada mais é do que o resultado concreto de um trabalho articulado com a sociedade - sujeito da sua história e protagonista na sua construção.

Para isso, consultamos diversos segmentos que compõem a multiculturalidade do município do Rio Grande. Da cultura portuguesa, dos Ternos de Reis e de Santinho, à cultura africana, do Toque do Mercado, perpassando as culturas polonesa, libanesa, alemã, italiana e outras tantas que compõem um mosaico tão representativo e tão singular nesta cidade. Cultura viva, como o vai e vem das suas águas e o permanente intercâmbio promovido pelo seu porto marítimo.

Diálogos, debates e seminários, que culminaram em uma grande discussão coletiva ocorrida na primeira edição do Fórum, permitiram a elaboração de um diagnóstico e um prognóstico do segmento, apontando os rumos para o desenvolvimento, a preservação e o fortalecimento da cultura rio-grandina.

Em 2013, aderimos ao Sistema Nacional de Cultura, mecanismo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura criado pelo governo federal, através do Ministério da Cultura. Com a anuência dos poderes Legislativo e Executivo e, especialmente, da comunidade rio-grandina criamos a lei que institui o Sistema Municipal de Cultura. O II Fórum Municipal de Cultura é muito mais do que uma nova etapa: consolida um novo momento para a cultura papareia, uma política de governo e um legado positivo para a história da cidade.

Reafirma as três dimensões da cultura balizadoras da nossa gestão: a simbólica, a cidadã e a econômica. Entendemos a cultura como vetor de desenvolvimento, cadeia produtiva que gera emprego e renda para a cidade. Que ocupa as praças e espaços públicos, dá voz às comunidades e empodera a sociedade civil. Para nós, cultura não é só para o centro. É para o interior, para a periferia, para o município como um todo.

O caminho é longo, mas não estamos sozinhos. Com transparência, participação e isonomia caminhamos juntos. A cultura está em todo o lugar, por isso, reafirmamos o nosso compromisso para universalizar o acesso e democratizar a cultura. Queremos que cada cidadão e cada cidadã do Rio Grande faça parte desta construção coletiva, que os segmentos estejam representados e que possamos avançar ainda mais juntos. No dia 10 de junho, a partir das 9h, no Centro de Convívio Meninos do Mar, a Cultura estará na ordem do dia da cidade. Tua presença é mais do que importante. É fundamental!


Ricardo Freitas

Secretário de Município da Cultura
Rio Grande/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário