Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

RIO GRANDE GANHA MAIS UM ESPAÇO CULTURAL


O município do Rio Grande, extremo sul do estado, ganhou mais um espaço de cultura. Intitulado Espaço Cultural e Histórico Rio Grande de São Pedro: um passeio na história, o local remonta a formação histórica e cultural da cidade mais antiga do Rio Grande do Sul, através de réplicas de espadas e armas de fogo, miniaturas de soldados, brasões, maquetes e muitos outros itens alusivos à ocupação e a retomada portuguesa em solo gaúcho.

Um trabalho minucioso, cheio de afeto e resultado de muita pesquisa histórica realizada por José Carlos e Urano Espíndola, os “irmãos Espíndola”, como são conhecidos em Rio Grande. Os dois, na companhia do neto, Bruno Espíndola, são os idealizadores da proposta, que possui o apoio da Prefeitura Municipal do Rio Grande, através das secretarias de Município da Cultura e de Desenvolvimento Primário.

Localizado no Mercado Público Municipal, no Chalé 31, o Espaço insere-se na proposta de ocupação cultural do Mercado, executado pela Secretaria de Município da Cultura, tendo como vizinho outro equipamento de cultura, o Atelier Livre. O ato de inauguração ocorreu na tarde desta quarta-feira (21) e contou com a presença do prefeito Alexandre Lindenmeyer, do secretário Ricardo Freitas, do vice-presidente da Associação dos Locatários do Mercado, Marcelo Machado, e demais autoridades do município.

“Nós nos sentimos muito orgulhosos de estarmos participando da abertura deste espaço cultural. É a nossa contribuição para que sejam respeitados, jamais esquecidos e passados adiante os feitos dos nossos antepassados”, destacou, sem esconder a emoção, José Carlos Espíndola.

O secretário Ricardo Freitas salientou que este era um pleito antigo da pasta e que o novo equipamento movimentará o turismo na cidade “Quando assumi a secretaria, em 2015, uma das primeiras coisas que o prefeito Alexandre me disse é que tinha que conhecer o trabalho dos irmãos Espíndola. E mais do que conhecer, me deu uma tarefa, que era encontrar um espaço adequado para a exposição. Hoje, temos mais um espaço de cultura na cidade, localizado no Centro Histórico, inserido em um patrimônio do município, que é o Mercado, e que será mais um atrativo turístico incrível para Rio Grande”, disse.

Na sua fala, o prefeito saudou os presentes, os idealizadores do projeto e as secretarias parceiras, demonstrando grande satisfação em ver o espaço aberto. “Fico muito feliz por esse momento, sobretudo, por estarmos oportunizando mais um espaço de cultura para a nossa comunidade, para a nossa região e para todo o visitante que queira conhecer um pouco mais sobre a história da nossa cidade”, argumentou.

O início das atividades está previsto para o dia 26 de junho, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h30. O espaço servirá de apoio pedagógico para as escolas do município, que poderão conhecer o espaço gratuitamente. Para o público em geral, serão cobrados valores simbólicos para conservação das peças e manutenção do local. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário