Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

LIVRO NOTURNO VERBAL, DO POETA ELMO RODRIGUES, SERÁ LANÇADO NA SEXTA-FEIRA (15), EM RIO GRANDE


O poeta, escritor e compositor Elmo Wyse Rodrigues, radicado em Porto Alegre, estará lançando o seu segundo livro, NOTURNO VERBAL, em Rio Grande, cidade onde nasceu e permaneceu até a adolescência. O evento ocorrerá no Salão Nobre da Prefeitura, na sexta-feira (15), às 19h. Haverá uma sessão de autógrafos e um recital poético - musical, com a participação dos Corsários Acústicos (Cristiano de Oliveira, vocais e violão; Leandro Sales Rodrigues;baixo acústico e vocais; Leonardo Rodrigues Gaubert, violão e vocais; Elmo Wyse Rodrigues, poesias e vocais). 

Todos são integrantes dos Corsários do Parque - uma banda que existe desde os anos 1990, com dois CDs. Mas é desta forma, totalmente acústica, a ideia de  divulgar a obra em Porto Alegre e São Paulo, nas livrarias,  saraus e bares culturais. O FUGA Nº3 foi a primeira obra do autor (edição esgotada). NOTURNO apresenta poesias e prosas poéticas. No livro há poemas líricos, anarquistas e sartrianos. Nas redes sociais, Wyse deixa claro ser “um poeta existencialista’’. Sendo filho do Capitão Athaydes Rodrigues, vereador combativo por muitos anos, não poderia deixar de falar em política. Critica o sistema com uma poética pungente e reflexiva.

Ausente por um bom tempo, conforme narra o poema-título, não pretendia mais escrever, por considerar o silêncio a melhor forma de comunicação. Volta a verbalizar em atenção à sua família, aos seus amigos, pessoais e internautas, que comentam, curtem e compartilham seu texto literário. Por defender uma poesia libertária, não se apega a padrões. No entanto, admite, nos dias de hoje, usar versos com sentido duplo. Também considera importante jogos de palavras, metáforas, rimas, imagens e fantasias. O livro tem a assinatura da Editora Alcance. O projeto gráfico é do  editor, poeta e amigo Rossyr Berny. Jaqueline Martin e Sandro Sales Rodrigues criaram capa e foto as quais expressam o rosto da própria  obra.

Um comentário: