Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

ORQUESTRA DE FLAUTAS PROMOVE O ACESSO E A FORMAÇÃO MUSICAL DE JOVENS E ADULTOS EM RIO GRANDE


Fomentar a música e promover o acesso e a formação musical de jovens e adultos no município do Rio Grande. Com essa proposta, a Secretaria de Município da Cultura deu início às atividades da Orquestra de Flautas, projeto social que tem reunido pessoas de todas as idades na sede da pasta, na rua General Vitorino, 666.

Sob a coordenação do Núcleo de Música da secretaria, composto por profissionais reconhecidos na área, como a maestrina Márcia Granada e os músicos Gilberto Oliveira e Daniel Silva, a Orquestra ganha forma a cada dia, com ensaios semanais na Casa da Cultura. Embora os trabalhos já tenham começado, ainda restam 13 vagas para compor o grupo de alunos. As aulas são gratuitas e o instrumento musical disponibilizado pela secretaria.

De acordo com Granada, o grupo que se inscreveu, até então, é bastante heterogêneo, tanto na idade quanto no conhecimento musical, mas isso não impede o avanço dos trabalhos. “Pelo contrário, desafia”, disse. “Alguns não conheciam absolutamente nada de música, outros tinham uma iniciação musical bem preliminar. No entanto, todos tem demonstrado uma grande vontade de aprender, desde o primeiro ensaio. Para nós, que ensinamos, é o mais importante”, completou.

Ricardo Freitas, secretário de Município da Cultura, também avalia positivamente a ação. Segundo ele, a Orquestra soma-se a outras iniciativas de promoção e acesso à música em Rio Grande, como o projeto Banda na Praça. Além da descentralização desta arte nas praças e demais espaços públicos da cidade, o Banda na Praça tem promovido um diálogo entre as bandas tradicionais e militares com as bandas marciais do município.

As aulas da Orquestra de Flautas da Secretaria de Município da Cultura ocorrem nas terças e quintas-feiras, das 14h30 às 16h30, até o dia 21 de dezembro. Os interessados devem comparecer na sede da secretaria, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30, para efetuar inscrição. O único pré-requisito exigido é ter idade igual ou superior a 12 anos. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário