Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

SECRETÁRIO DA CULTURA ENCAMINHA PLEITOS DA CIDADE AO IPHAN


O secretário de Município da Cultura, Ricardo Freitas, representou o prefeito Alexandre Lindenmeyer na cerimônia de 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da entrega da 30ª edição do Prêmio Rodrigo de Melo Franco. As agendas ocorreram no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, na terça (24) e na quarta (25). 

O convite partiu da diretoria do Instituto, devido à importância histórica do município nas conjunturas estadual e nacional e pelo valor cultural e arquitetônico de alguns prédios e demais equipamentos tombados pelo órgão na cidade. Na oportunidade, Freitas encaminhou outros pleitos da pasta municipal e entregou uma carta redigida pelo prefeito solicitando uma visita da presidente Kátia Bógea e do diretor do Instituto, Andrey Schlee, e do presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira, em Rio Grande. A intenção é que eles participem de uma mesa de debates sobre os 280 anos do município no mês de dezembro e que possa avaliar, in loco, algumas questões relacionadas ao patrimônio histórico do Rio Grande. 

“Reconhecemos a importância do IPHAN no cenário histórico e cultural brasileiro e gostaríamos de deixar a nossa saudação pela comemoração desta data histórica. É uma grande honra, para nós, fazer parte da história de uma das mais longevas instituições públicas brasileiras e a primeira dedicada à preservação cultural da América Latina. Somos a cidade mais antiga do Rio Grande do Sul e, coincidentemente, no ano em que o Instituto completa 80 anos, nós completamos 280. Somos a cidade mais antiga do Rio Grande do Sul, com grande potencial cultural, histórico e turístico, por isso, formalizamos o convite”, salientou o secretário.

Dentre os bens tombados pelo Instituto em Rio Grande destacam-se a Igreja Matriz de São Pedro, a Capela da Ordem Terceira de São Francisco, o prédio da Alfândega e a Canoa de Pranção Tradição, dentre outros em processo de instrução e captação de recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário