Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

EXPOSIÇÃO INFLUÊNCIAS AFRO-INDÍGENAS ESTÁ ABERTA PARA VISITAÇÃO PÚBLICA NA SALA MULTIUSO

A Sala Multiuso, equipamento cultural da Secretaria de Município da Cultura, inaugurou mais uma exposição no andar térreo da Prefeitura.

Intitulada Influências Afro-Indígenas, a mostra é o resultado do trabalho desenvolvido há uma década com os alunos e alunas das sétimas e oitavas séries, e, posteriormente, oitavos e nonos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cipriano Porto Alegre. De acordo com a Professora Esp. Margareth Teixeira, uma das grandes incentivadoras da proposta, tudo começou nas aulas de Artes. 

“Iniciamos o trabalho em 2007, em diálogo com a lei nº 10.639, com o projeto “O negro protagonismo nas artes”. Com o sancionamento da lei nº 11.645/2008, demos continuidade e passamos a chamá-lo de “Reconhecer e valorizar as culturas Afro-Indígenas”, com o objetivo de discutir e salientar valores como ética, cidadania e justiça social com os estudantes”, destacou. 

A exposição irá mostrar a transformação do conhecimento teórico, dos posicionamentos diante das relações étnicorraciais (gênero, economia, politico, social, educacional, filosófico e sociológico e principalmente ao que tange o enfrentamento ao racismo e seus desdobramentos) em expressões artísticas, bem como a forma que os educandos se relacionam com o fazer artístico.

Durante esses dez anos o projeto vem contribuindo para desconstruir o pensamento eurocentrado, característico da nossa sociedade, e implantar um olhar mais plural - reconhecendo as mais diferentes culturas como essenciais na construção do país.
A prática artística na escola tornou-se um espaço para a realização de debates acerca de temas atuais como discriminações, preconceitos, gênero, relações entre os seres humanos, mundo de trabalho, momento econômico-politico-global e brasileiro, tudo isso no âmbito do estudo de artistas negros e negras brasileiros. 

Na instituição de ensino fora criado um ambiente próprio para as experiências criativas dos educandos, sendo inaugurada neste ano a Sala de Artes João Eli Castro, uma homenagem ao artista negro rio-grandino.

“Para nós, todo ser humano merece ser respeitado. Independentemente de questões étnicas, de credo, política e gênero; a diversidade existe, logo devemos repensar e rever nossos conceitos acerca dela, evitando criar desigualdades e conflitos”, concluiu a professora. A exposição Influências Afro-Indígenas é aberta ao público em geral de 17 a 30 novembro, no andar térreo da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário