Página de divulgação das ações da Secretaria de Cultura do município do RIO GRANDE RS.

segunda-feira, 5 de março de 2018

CHAMADA PARA ARTISTAS DE RUA


PROJETO QUITANDA CULTURAL SELECIONA ARTISTAS DE RUA

A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Cultura está realizando uma chamada para artistas de rua que desejam apresentar-se durante a realização do projeto QUITANDA CULTURAL – Feira do Artesanato e Economia Criativa da Cultura, que é realizado todos os meses da Praça Xavier Ferreira, na cidade do Rio Grande.


CHAMADA PÚBLICA PARA ARTISTAS DE RUA

Quitanda Cultural parte do princípio de que a praça é pública e livre para as manifestações artísticas, por isso fomenta apresentações na rua e de rua que estabelecem um diálogo entre os artistas e os cidadãos, através das práticas artísticas públicas: Arte pública, urbana, livre, popular e democrática.

A Chamada pública tem como objetivo:
a) Fomentar a produção cultural local através do incentivo à criação de novas propostas culturais pelos artistas da cidade;
b) Repensar a ocupação do espaço público através da arte, estimulando uma nova compreensão da população acerca da apropriação dos espaços urbanos;
c) Estimular a formação de plateia para as mais diversas artes;
e) Criar um banco municipal de artistas através de credenciamento.

Poderão se inscrever artistas e/ou grupos de artistas em teatro, dança, capoeira, circo, música, folclore, literatura, poesia, arte digital, moda, artesanato, artes plásticas, audiovisual, arte urbana, arte popular, artes integradas, entre outros.

As propostas devem ser inscritas por pessoas físicas, para apresentações durante a realização do Quitanda Cultural – Feira do Artesanato e Economia Criativa da Cultura na Praça Xavier Ferreira, a ser realizada nos primeiros e segundos sábados de cada mês, ou em datas  extraordinárias ruas.

As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail secult.rg@gmail.com ou na Secretaria de Município da Cultura,
à rua Gal. Vitorino, nº 666 – (53) 3235.7803, até o dia 16 de março de 2018.

Os artistas ou grupos poderão receber colaboração espontânea durante as apresentações.

Para a coordenadora do projeto Janice Hias,esta é uma forma de integrar as artes e alimentar o próprio projeto com outras atividades artísticas."Queremos ver a Praça cheia de intervenções artísticas,integrando-se ao nosso projeto"

Já para o Secretário de Cultura Ricardo Freitas é uma iniciativa inovadora e voltada para a valorização dos artistas. "É a economia da cultura em funcionamento,gerando renda e fomentando a cultura local"

Nenhum comentário:

Postar um comentário